Portal Online Multimidia

Por que Bolsonaro vai usar tornozeleira eletrônica? Entenda decisão

Bolsonaro é alvo de operação da Polícia Federal nesta sexta-feira, 18

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi alvo de mandado da Polícia Federal (PF) nesta sexta-feira, 18. A operação foi autorizado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou medidas restritivas ao ex-presidente, entre elas, o uso de tornozeleira eletrônica.

A PF apontou que Bolsonaro tem atuado para dificultar o julgamento do processo que apura a tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022, e disse que as ações poderiam caracterizar crimes de coação no curso do processo, obstrução de justiça e ataque à soberania nacional.

A PF apontou que Bolsonaro tem atuado para dificultar o julgamento do processo que apura a tentativa de golpe de Estado após as Eleições de 2022

Além da tornozeleira eletrônica, Bolsonaro precisa se submeter a recolhimento domiciliar das 19h às 7h, em dias úteis, e durante todo o final de semana.

O ex-presidente também foi proibido de acessar redes sociais e não poderá se comunicar com diplomatas ou embaixadores estrangeiros, nem com outros réus e investigados pelo STF.

Os mandados da Polícia Federal estão sendo cumpridos na casa do ex-presidente e em endereços ligados ao Partido Liberal (PL), legenda de Bolsonaro, em Brasília.

Pedido de condenação de Jair Bolsonaro

Procuradoria-Geral da República pediu, na segunda-feira, 14, a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro e de seus ex-ministros e militares que, segundo a acusação, integraram o ‘núcleo crucial’ do plano de golpe de Estado.

Em manifestação ao Supremo Tribunal Federal, o procurador Paulo Gonet reafirma que Bolsonaro não apenas tinha conhecimento do plano golpista, como liderou as articulações para um golpe de Estado. Com a soma das penas, Bolsonaro pode ser condenado até cerca de 43 anos de prisão.

 

Após o pedido pela condenação de Bolsonaro, o ex-presidente afirmou na última terça-feira, 15. que não pensa em deixar o Brasil para evitar uma possível condenação do STF, alegando a idade avançada e os problemas de saúde que tem enfrentado.

Para Bolsonaro, a denúncia da PGR é como uma acusação de matar “um marciano” e repetiu mais de uma vez que estava nos Estados Unidos no 8 de Janeiro e não tentou um golpe de Estado.

 

Fonte: ESTADÃO

Opps: Este contéudo não pode ser copiado!