MANAUS, AM – Sem ônibus de qualidade na cidade de Manaus, os usuários precisam adaptar a rotina para depender do transporte coletivo, seja em relação ao horário, à segurança e à estrutura do veículo. Mas essa luta diária da população é um jogo de interesses entre a Prefeitura de Manaus e os empresários, que lucram valores milionários a cada mês, enquanto os ônibus estão caindo aos pedaços.
Desde o início da gestão do prefeito David Almeida (Avante), o chefe municipal apenas fez a entrega de uma frota nova de veículos, que tinham sido comprados na administração do prefeito Arthur Neto (PSDB).
Na ocasião, o prefeito de Manaus destacou que a gestão estava trabalhando para renovar cerca de 80% dos ônibus, mas até agora, nenhum outro veículo chegou e os que circulam pela cidade estão bastantes danificados.
Apesar disso, o dinheiro repassado às empresas de transporte coletivo está em dias. Conforme mostrou o Portal Amazonas 1, o subsídio pago pela Prefeitura de Manaus é o segundo maior do Brasil. A tarifa do ônibus custa R$ 3,80, mas o valor real está na marca de R$ 5,30. Os R$ 1,50 restantes por pessoa são custeados pela prefeitura.
Durante o primeiro ano, o prefeito David Almeida repassou às empresas responsáveis pelo transporte público o valor de R$ 280.327.500,83 (duzentos e oitenta milhões, trezentos e vinte e sete mil, quinhentos reais e oitenta e três centavos), conforme os dados disponibilizados no Portal da Transparência. Em relação aos contratos de concessão firmados entre a prefeitura e as empresas, a plataforma não exibe os documentos.


