Nesta segunda-feira (18/7) o presidente Jair Bolsonaro (PL) conversou pela primeira vez desde o inicio do conflito, com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelesky. Através de sua página no Twitter, Zelensky disse ter conversado sobre a importância de retomar as exportações de grãos.
Os Estados Unidos e Europa têm imposto sanções econômicas à Rússia como resposta à invasão do território ucraniano. O combate, que já dura 145 dias, dizimou cerca de 50 mil pessoas.
Em sua página, Zelensky fez um apelo aos países parceiros. “Apelo a todos os parceiros para que se juntem às sanções contra o agressor”, escreveu o presidente ucraniano.
Na semana passada, o presidente Bolsonaro disse que a solução para o fim da guerra na Ucrânia passa pelo mesmo processo da Argentina na Guerra das Malvinas, em 1982.
“Vou dar minha opinião a ele do que eu acho. Eu sei como seria a solução do caso. Mas não vou adiantar. A solução do caso… Como acabou a guerra da Argentina com o Reino Unido em 1982? É por aí. A gente lamenta. A verdade são coisas que doem, machucam, mas você tem que entender”, disse Bolsonaro em entrevista à CNN, em Imperatriz (MA).
De acordo com o chefe do executivo federal, foi Zelensky quem procurou o governo brasileiro: “Foi ele que buscou conversa conosco. E eu disse, de imediato, que conversaria com ele, sim. Ele tem um país grande para administrar. Tudo que foi acordado com o presidente Putin está sendo cumprido. Da minha parte e da parte dele. Vou conversar