O promotor de Justiça Vinícius Ribeiro de Souza, atuante na 3ª Vara de Itacoatiara, foi transferido para a 18ª Promotoria de Justiça do Amazonas, especializada na Proteção e Defesa do Meio Ambiente e do Patrimônio Histórico, conforme publicado no Ato nº 216/2025/PGJ.
A mudança, com validade de um ano, vai de 8 de setembro de 2025 a 7 de setembro de 2026, e ocorre no Conselho Superior do Ministério Público.
Há relatos que indicam que a transferência de Vinícius Ribeiro ocorreu em meio a denúncias apresentadas por ele contra o prefeito de Itacoatiara, Mário Abrahim, envolvendo supostas irregularidades administrativas e contratos milionários.
O ato foi assinado pela procuradora-geral de Justiça, Leda Mara Nascimento Albuquerque, em Manaus, no dia 3 de setembro de 2025. A nossa equipe apura a informação de que a procuradora-Geral seria a genitora de um dos advogados do Deputado Thiago Abrahim, filho do atual prefeito de Itacoatiara Mário Abrahim. Se esta informação for confirmada, ficará evidente uma possível perseguição política ao promotor.
O espaço do Portal Online Multimídia segue aberto para eventuais esclarecimentos por parte da procuradoria-geral de Justiça.