Portal Online Multimidia

Réveillon de Manaus terá Pablo, Banda Magníficos e MC Kevin o Chris

O Réveillon de Manaus foi anunciado oficialmente pela prefeitura na manhã desta segunda-feira (16). Nesta edição, a festa vai acontecer em três locais da cidade: Ponta Negra, Alphaville e no Amarelinho. Pablo, Banda Magníficos, Fernandinho e Guto Lima estão entre as atrações confirmadas para os dias 30 e 31 de dezembro.

A celebração tradicional do fim de ano tem o tema “O encontro da nossa gente” e começa na noite do dia 30 com o Réveillon Gospel; duas atrações nacionais vão se apresentar, Fernandinho e Marcus Salles. O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), explicou que a capital tem mais de 50% da população autodeclarada evangélica e que, por isso, não poderia deixar de dar espaço para esse público na programação. O chefe do Executivo informou que o município vai dar também todo apoio para os festejos das comunidades religiosas de matriz africana.

No dia 31, há mais três atrações de nível nacional: Pablo, Banda Magníficos e MC Kevin o Chris. Eles vão se dividir entre as apresentações do complexo turístico da Ponta Negra, Parque Amazonino Mendes e Orla do Amarelinho. A programação completa, com mais de 30 artistas locais, horários e palcos, ainda vai ser divulgada pela prefeitura.

“Ano passado, no Réveillon Gospel, mais de 70 mil estiveram presentes; na Ponta Negra foram 150 mil e no Alphaville o mesmo número ou mais. Vamos continuar investindo para fomentar a vida artística e cultural da cidade de Manaus”, disse David Almeida.  

Prefeito de Manaus, David Almeida, anuncia oficialmente a programação do Réveillon 2024, destacando investimentos na cultura, geração de empregos e segurança para a festa de fim de ano

Prefeito de Manaus, David Almeida, anuncia oficialmente a programação do Réveillon 2024, destacando investimentos na cultura, geração de empregos e segurança para a festa de fim de ano

Geração de emprego

 O balanço divulgado pelo município indica que, em 2023, as festividades promovidas pela prefeitura geraram 30 mil empregos diretos e indiretos; para este ano, a meta é fechar o ano com 35 mil postos de trabalho fomentados. David Almeida informou que uma das estratégias usadas para alcançar o crescimento foi não fechar contrato de exclusividade com um bar específico. A ideia é fazer com que os vendedores ambulantes possam ter a oportunidade de aproveitar a movimentação do público para incrementar a renda.

“O comércio informal é muito importante; lá no Alphaville são mais de 600 empregos informais gerados só ao redor do Parque Gigantes da Floresta. Acredito que, com o Réveillon, o dobro disso vai ser gerado, fora os demais lugares”, informou Almeida.

Segurança e trânsito

Um plano de gestão foi criado para promover o acesso das pessoas aos locais das celebrações e também garantir a segurança das famílias. O superintendente do Centro de Cooperação da Cidade (CCC), Sandro Diz, destacou que o colegiado vai estar voltado para um plano de monitoramento em todas as áreas onde as festas vão acontecer; além de contar com a participação de outros agentes das forças de segurança, a exemplo da Polícia Militar.

“O monitoramento está mais eficaz. Este ano também teremos reforço com drones para fazer a parte aérea tanto no Alphaville, Ponta Negra e Amarelinho; até o momento não tivemos nenhuma negativa dos órgãos estaduais contatados [para o reforço da segurança]”, disse o superintendente.  

O diretor de operações do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Stanley Ventilari, disse que a atuação do órgão vai ser baseada no que foi traçado no último ano e foi eficaz. Duzentos agentes da entidade serão destacados para dar agilidade no trânsito e, além disso, 145 ônibus (mais um reforço de 20 veículos para a frota) vão atender as linhas dos locais da festa.

“Na área da Ponta Negra vamos ter a entrada pela Coronel Teixeira, saída pelo Alphaville; lá no Parque Amazonino Mendes vamos jogar o fluxo de trânsito para a Itaitê, na feira do Mutirão e no Educandos também já é tradicional o desvio; vamos ter um Réveillon bem organizado no que se fala de trânsito e transporte”, informou.