Portal Online Multimidia

SEMED Tefé e UEA discutem fortalecimento do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena no Médio Solimões

 

Na manhã da última sexta-feira, 04 de julho, a Secretaria Municipal de Educação de Tefé (SEMED) sediou uma reunião estratégica com representantes do Centro de Estudos Superiores de Tefé da Universidade do Estado do Amazonas (CEST/UEA). O encontro teve como foco o fortalecimento da parceria institucional em torno do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena, oferecido pela UEA em articulação com a SEDUC e movimentos indígenas do Amazonas.

A reunião ocorreu às 10h, na sede da SEMED, e contou com a presença do diretor do CEST, Yomarley Lopes Holanda; da professora doutora Edilza Laray, coordenadora local do curso; da professora doutora Monica Dias de Araújo, coordenadora de qualidade; de Priscila Araújo de Almeida, apoio técnico do curso; do secretário municipal de Educação, professor Marcus Lúcio de Souza; e do subsecretário de Educação, professor Elder Balieiro.

Durante o encontro, foram tratados dois pontos principais:
✔️ Agradecimento à SEMED pela liberação dos professores cursistas indígenas da rede municipal;
✔️ Estabelecimento de novos acordos para garantir melhores condições aos estudantes indígenas que atuam como docentes nas escolas do município.

📚 Sobre o curso:
A Licenciatura Intercultural Indígena é uma formação superior voltada para professores indígenas do estado do Amazonas. O curso é resultado de uma parceria entre UEA, SEDUC e movimentos indígenas, buscando valorizar saberes tradicionais, línguas nativas e práticas pedagógicas contextualizadas.

Atualmente, o curso está em seu segundo módulo, com 51 estudantes indígenas oriundos dos municípios de Tefé, Japurá, Juruá, Maraã e Uarini.

A iniciativa reforça o compromisso da SEMED Tefé com uma educação inclusiva, intercultural e voltada para a valorização da diversidade dos povos da floresta.

Opps: Este contéudo não pode ser copiado!