Portal Online Multimidia

Trabalhadores enfrentam chuva em protesto contra decreto que ameaça empregos da ZFM

Centenas de trabalhadores da agroindústria Jayoro, localizada no município de Presidente Figueiredo, a 125 quilômetros de Manaus, se manifestaram ao longo da manhã desta quarta-feira (4) em favor dos empregos ameaçados pelo decreto federal que zerou o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para os concentrados.

A manifestação teve apoio da própria Jayoro que liberou os funcionários para realização do ato. Já a organização estima que quase 1 mil trabalhadores teriam aderido a movimentação. A prefeitura estima que cerca de 600 pessoas compareceram em frente rodoviárias de Presidente Figueiredo na BR-174, além de bandeiras do Brasil, os manifestantes seguravam faixas com dizeres contra a redução do IPI e com questionamentos ao presidente Jair Bolsonaro (UB) e ao ministro da Economia Paulo Guedes.

Atualmente, a empresa é a única na região metropolitana que processa o açaí e guaraná para produzir a matéria-prima da indústria de refrigerantes e é responsável por boa parte dos empregos na “Terras das Cachoeiras”. Funcionários, como o químico, Jhon Lira, um dos líderes dos trabalhadores, temem que retirada, via decreto, dos benefícios fiscais forcem uma saída da empresa da região, causando assim uma onda de desemprego.

 “O governo federal zerou o IPI e isso nos afeta diretamente porque nós somos a única agroindústria no Estado do Amazonas e tanto na produção de extrato de guaraná quando na produção do guaraná mais açúcar. Sem o incentivo nós corremos um grande risco das empresas não conseguir se manter por conta da questão logística que é muito difícil”

O problema não se restringe a região metropolitana. O município de Maués, no médio Amazonas, também deve ser impactada com a decisão assinada pelo presidente na última quinta-feira (28). A maior produtora de guaraná do Amazonas, têm cerca de um terço dos empregos ligados a indústria de bebidas não-alcóolicas.

“A gente vê isso de fato acontecer nós vamos ter que migrar para outros ramos, porque quantas empresas no Brasil trabalham no ramo de guaraná? São pouquíssimas. Sendo aqui a única empresa do Amazonas no ramo da agroindústria, não há outra opção a não ser a gente juntar os familiares e ir embora”, lamentou o químico.

Representante do Comitê dos Trabalhadores da Usina, Kelly Alice, disse ao A CRÍTICA que outra preocupação  é com o emprego também dos mais jovens, pois a Jayoro possui um programa de aprendizagem que tem dado oportunidade a quem está entrando no mercado de trabalho.

“Se a Jayoro sair perde-se também essa oportunidade que os nossos adolescentes de Figueiredo, a oportunidade da aprendizagem pra que eles tenham experiência do primeiro emprego. Para além disso, também Jayoro também emprega pessoas com deficiência que será outro público que também vai ser afetado. Nós temos um quadro de PCDs e essas pessoas também vão perder seus empregos”, reforçou Kelly.

A prefeita de Presidente Figueiredo, Patrícia Lopes (UB), compareceu a manifestação demonstrando total apoio ao ato mobilizado pelos trabalhadores. Ela reforçou os efeitos negativos da redução dos incentivos ficais à Zona Franca para a economia do município, que devem ter um efeito cascata.

“Não podemos permitir que a Jayoro, que é empresa que gera mais emprego e renda nosso município, feche as portas e com isso tenha milhares de pessoas desempregas e que irão sofrer as consequências desse ato. Temos que entender a logística diferenciada que o nosso Amazonas exige e, por isso, os incentivos fiscais para que as empresas possam permanecer no nosso Estado”, destacou.

“Precisamos ser vistos pelas pessoas que lá fora estão e não conhecem a nossa realidade para que possam compreender e apoiar esses pais e mães de família que hoje tem os seus empregos ameaçados. Sem o emprego de vocês, não tem como comprar no comércio, e muitos comerciantes também terão que fechar as suas portas. Não podemos permitir que o nosso município regrida”, finalizou a prefeita.

 

Opps: Este contéudo não pode ser copiado!