Estados Unidos- O influenciador conservador Charlie Kirk, de 31 anos, morreu após ter sido baleado nesta quarta-feira (10) durante um evento na Universidade Utah Valley, nos Estados Unidos. Ele foi atingido por um tiro disparado de um prédio dentro do campus. O suspeito foi preso, segundo a instituição. Donald Trump confirmou a morte do ativista em post na Truth Social.
Kirk, CEO e cofundador da organização juvenil conservadora Turning Point USA, estava no campus para o evento “The American Comeback Tour”, onde promovia um espaço de debates públicos com plateia, segundo a mídia local. A Turning Point disse que Kirk foi levado ao hospital após ter levado o tiro.
Quem é Charlie Kirk?
Kirk foi uma figura de destaque no movimento conservador dos EUA. Ele fundou a Turning Point em 2012, aos 18 anos, junto com o ativista William Montgomery, com o objetivo de promover ideias, como impostos baixos e governo limitado, em campi de ensino médio e universitários.
Apesar de um início modesto, a organização ganhou força ao confrontar ideias liberais no meio acadêmico, atraindo apoio de financiadores conservadores influentes, de acordo com a AP.
Durante a campanha presidencial de 2016, Kirk foi assessor pessoal de Donald Trump Jr. e, mais recentemente, desempenhou um papel importante na vitória do presidente Trump nas eleições do ano passado.
O presidente creditou a Kirk a mobilização do voto jovem. Segundo a rede norte-americana CNN, Trump disse em um comício que “conquistou os jovens” com a ajuda do ativista e da Turning Point USA.
A atuação dele, no entanto, também gera controvérsias. Mais de 6.000 pessoas assinaram uma petição pedindo à Universidade Estadual de Utah que proibisse um evento de Kirk no campus em 30 de setembro, segundo o jornal Deseret News.
Tiroteiro
O ex-deputado republicano de Utah Jason Chaffetz, que estava presente no evento, relatou à emissora norte-americana Fox News que ouviu um único tiro e viu Kirk recuar. “Parecia um tiro certeiro”, disse Chaffetz.
Chaffetz afirmou à emissora que a segurança no local era limitada. A polícia da universidade informou que os estudantes foram orientados a se abrigarem no campus após o disparo, segundo a AP.
Vídeos do momento do tiroteio foi compartilhados nas redes sociais. Nas imagens, é possível ver o momento em que o influenciador é baleado. Em seguida, Kirk ergue as mãos e parece cair da cadeira onde estava sentado. Logo depois, as pessoas começam a correr.
O presidente Donald Trump se manifestou sobre o caso na rede Truth Social. “Devemos todos rezar por Charlie Kirk, que foi baleado. Um cara incrível, do começo ao fim. Que Deus o abençoe”.
O vice-presidente J.D. Vance e o diretor do FBI, Kash Patel, também expressaram apoio. Patel afirmou que agentes do FBI estavam a caminho do local para monitorar a situação presencialmente.
Veja vídeos: