O Itacoatiara FC foi condenado pela Primeira Comissão Disciplinar do Tribunal de Justiça Desportiva do Amazonas (TJD-AM), em sessão realizada nesta segunda-feira (8). O clube foi punido com a exclusão do Campeonato Amazonense feminino 2025 e multa no valor de R$ 3 mil por não comparecer ao jogo contra o Manaus, no último dia 03, no estádio da Colina.
O relator, auditor Adolfo Praia Ferreira do Nascimento, classificou a conduta como atentatória ao desporto, violando o fair play e desrespeitando todos os envolvidos.

A partida havia sido remarcado pela Federação Amazonense de Futebol após o primeiro jogo ter sido anulado por conta de um gol contra de propósito marcado por uma zagueira do Itacoatiara FC (com o auxílio da goleira).
Punição por gol contra de propósito
No último dia 1º, a zagueira Luana Santos Gonçalves e Alexa Gabriela Santana Glória, ambas do Itacoatiara FC, foram punidas por manipulação de resultados em julgamento da segunda comissão disciplinar do TJD-AM.
As jogadoras e o clube foram denunciados pela procuradoria do TJD-AM após um gol contra que gerou suspeitas, no último dia 22 de agosto, em duelo do Campeonato Amazonense – contra o Manaus. Antes do julgamento, o presidente do tribunal havia paralisado a competição.

Para a relatoria, Luana Santos infringiu o artigo 243-A, parágrafo único, do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) e aplicou a pena de 24 partidas de suspensão. No entanto, considerando a primariedade e por se tratar de competição não profissional, a sanção foi reduzida para 12 partidas.
A goleira Alexa Gabriela recebeu a pena de 16 partidas de suspensão, também reduzida pela metade, ficando em oito partidas de suspensão.
Multa e anulação da partida
Além das penalidades às atletas, o Itacoatiara FC foi multado em R$ 15 mil, com prazo de cinco dias úteis para pagamento, por infração ao artigo 191, II, do CBJD, em razão da omissão diante do episódio.