Segundo cantor, confusã foi no sábado (18), quando homem o chamou de ‘otário’ ao ver mulher pedir para tirar foto. Funkeiro diz que agressor é namorado dela. Internautas dizem que ele tem tatuagem nazista; especialista ouvida pelo g1 confirmou.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o momento que um homem agride MC Daniel com uma cabeçada e soco no rosto quando uma fã foi pedir para tirar uma foto com o funkeiro num boulevard de bares do Morumbi, Zona Sul de São Paulo.
Em seguida, o segurança do cantor revida e derruba o agressor com dois murros. Outros integrantes do staff do artista se aproximam, mas são impedidos por ele de baterem no sujeito. Não é possível ouvir o que eles dizem (veja acima).
As imagens foram gravadas por testemunhas e viralizaram neste final de semana ao serem compartilhadas em diversas plataformas digitais. A confusão teria ocorrido no sábado (18) na frente de um restaurante em São Paulo.
Em outros vídeos postados por MC Daniel após a briga, o cantor mostrou um arranhão no rosto e disse que o homem que o agrediu era marido ou namorado de uma mulher que havia pedido para tirar uma foto com ele. Ao saber disso, teria ficado com ciúmes e chamou o funkeiro de “otário”.
Tatuagem de agressor remete a símbolo nazista, diz especialista
Num dos vídeos, é possível ver o agressor sem camiseta. Em suas costas, há uma tatuagem em formato de sol. Nas redes sociais, diversos perfis escreveram que se trata de um símbolo de origem nazista (foto acima).
A pesquisadora Milena Gordon Baker, autora da obra ‘Criminalização da Negação do Holocausto no Direito Penal Brasileiro’, afirmou ao g1 que a tatuagem remete ao sol negro neonazista conhecido como sonnenrad (em alemão).
A pesquisadora explicou que o símbolo pode ser encontrado na base de dados da organização de combate ao ódio Anti-Defamation League (ADL) [Liga Antidifamação, em português]. O catálogo do grupo traz mais de 200 exemplos que variam entre símbolos neonazistas, racistas e de supremacia branca.
Segundo a ADL, o sonnenrad é um dos vários símbolos europeus antigos apropriados pelos nazistas “em sua tentativa de inventar uma herança ariana/nórdica idealizada. Na Alemanha nazista, o Partido Nazista, as SA e as SS usaram às vezes a simbologia sonnenrad, o que levou os neonazistas e outros supremacistas brancos modernos a adotarem tais imagem”.
“O símbolo é sutil de uma certa forma. Está sendo apropriado na Ucrânia e também em ataques coletivos nos Estados Unidos. As células neonazistas, infelizmente, estão aumentando progressivamente”, disse Milena.
“A grande sacada desses movimentos é que eles são lobo em pele de cordeiro. Eles não querem mostrar a cara deles. Eles sabem que, se mostrarem a suástica, fica mais fácil de identificar”.
“Cabe às autoridades interpretarem [se a tatuagem é um sol negro nazista], o delegado, o judiciário… Parece que sim”, afirmou a pesquisadora.
A reportagem procurou a Secretaria da Segurança Pública (SSP) para saber se alguma delegacia vai investigar a agressão ao cantor, ou tentar localizar o homem que o agrediu, mas a pasta não respondeu os questionamentos do g1.

MC Daniel tem 25 anos. Ele nasceu em Taboão da Serra, Grande São Paulo. O funkeiro tem mais de 14 milhões de seguidores no Instagram.
*Informações> G1*