Portal Online Multimidia

Wilson Lima informou na manhã deste sábado que o Estado saí da fase vermelha para laranja, porém será mantida as medidas restritivas no Estado

O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), anunciou neste sábado, 20, o funcionamento de escolas particulares, de flutuantes que operam como restaurantes e de barbearias e salões de beleza a partir de segunda-feira, 22. Lima também amplia o horário de funcionamento das academias e mantém a restrição de circulação de pessoas nas ruas à noite, de 21h às 6h.

De acordo com o governador, o novo decreto será publicado neste sábado, 20, e valerá por 15 dias. A flexibilização considera que o Estado saiu da fase vermelha para a fase laranja.

Lima facultou o funcionamento das escolas da rede privada do nível infantil e creches, que já estavam liberadas, e do ensino fundamental 1 e 2, desde que não excedam 50% de ocupação das salas de aulas e sigam os protocolos sanitários. Também facultou o funcionamento dos cursos técnicos, estágios, internatos e cursos técnicos do ensino superior relacionados a área da Saúde.

O novo decreto autoriza o ensino presencial mediado por tecnologia em zona rural e Educação Indígena da rede estadual de ensino e facultou às secretarias estaduais o retorno das atividades presenciais dos servidores, respeitando os critérios dos grupos de risco.

Flutuantes que funcionam como restaurantes no CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) primário ficam autorizados a abrir 9h às 16h, mas sem música ao vivo e com 50% de ocupação, de segunda a sábado.

PUBLICIDADE

Salões de beleza, barbeiras e similares localizados em shoppings seguirão o horário de funcionamento dos centros comerciais e os demais poderão atender de 9h às 18h, de segunda a sábado.

As academias e esportes em todas as modalidades poderão funcionar de 6h às 20h, de segunda-feira a sábado, mas somente com aulas individuais. As aulas coletivas continuam proibidas.

As marinas e os cursos de arrais amador poderão abrir de 6h às 16h, segunda-feira a sábado. O transporte em embarcação à jato poderá ser realizado com 70% da ocupação. “Isso daqui para aquelas lanchas que irão fazer viagem de até uma hora” disse Lima.

O anúncio das novas medidas de flexibilização aconteceu durante uma live nas redes sociais do Governo do Amazonas. Estiveram presentes o Diretor técnico da fundação de Vigilância Em Saúde (FVS), Cristiano Fernandes, e o secretário de Saúde, Marcellus Campelo.

VACINAS

O governo do Amazonas recebeu na manhã deste sábado a nona remessa com 221.800 mil doses de vacinas do imunizante AstraZeneca contra a Covid-19.

Segundo Wilson Lima com essa remessa será possível concluir a vacinação de idosos de 60 a 64 anos e pessoas com menos de 60 com comorbidades. O governador também pontuou o pedido que fez ao Ministério da Saúde para que dê prioridade, também, à vacinação dos profissionais da área de segurança.

Opps: Este contéudo não pode ser copiado!

error: Proibido a republicação deste conteúdo