Uma operação conjunta entre a Vigilância Sanitária e a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) resultou no fechamento de um açougue clandestino no bairro Jorge Teixeira, Zona Leste de Manaus. Durante a ação, 400 kg de carne e subprodutos de origem animal abatidos ilegalmente foram apreendidos e descartados no aterro sanitário da cidade.

Além disso, animais vivos, como caprinos e aves, que eram vendidos ilegalmente no local, também foram confiscados pelas autoridades.
A operação foi desencadeada após uma denúncia feita à Comissão de Proteção aos Animais, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CPAMA) da Assembleia Legislativa do Estado, que repassou o caso à Adaf e à Vigilância Sanitária.
Samuel Bernardo, técnico agropecuário da Gerência de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Gipoa) da Adaf, destacou os riscos à saúde pública representados pelos produtos comercializados no estabelecimento.
“Esses produtos foram vendidos sem nenhuma garantia de sanidade e processamento adequado, podendo colocar em risco a saúde dos consumidores. Por isso, todo o material apreendido foi destinado ao aterro sanitário”, explicou.
*Fonte: Portal do Ancorador