Portal Online Multimidia

Alfredo Nascimento e Delegado Pablo podem voltar a ser deputados Federais; entenda

Amazonas  – A cassação do mandato do deputado federal Silas Câmara (Republicanos) abre espaço para possíveis mudanças na composição da bancada do Amazonas na Câmara Federal. Isto porque, o processo no Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) não se restringe somente à perda do mandato, mas também à anulação os votos de Câmara, reconfigurando a distribuição de cadeiras na Câmara dos Deputados.

Nas eleições de 2022, o Amazonas registrou 1.976.477 votos válidos para deputado federal. Se votos de Câmara forem anulados,  os 125.068 votos obtidos por ele serão anulados, reduzindo o total para 1.851.449 votos válidos e alterando significativamente o quociente partidário, que passaria de 247.060 votos para 231.431 votos. Com isso, o Republicanos fica abaixo da cláusula de barreira, impossibilitado de participar da distribuição de vagas por votos próprios e sobras.

Nessa reviravolta, Adail Filho também perde o mandato. Atualmente, Silas Câmara disse que irá recorrer da decisão do TRE-AM, mas caso o cenário persista, outras figuras voltam para jogo político como Alfredo Nascimento (PL) e Delegado Pablo (União Brasil). A reformulação do quadro político favoreceria justamente os partidos de ambos, o Partido Liberal (PL) e o União Brasil.

No novo cálculo, Capitão Alberto Neto (PL) conquistaria uma vaga por votos próprios, puxando Alfredo Nascimento. Já o União Brasil, com a possível vacância, teria sua cadeira ocupada por Pauderney Avelino. Entretanto, com a ida de Fausto Júnior para a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Pauderney assumiu a vaga em Brasília.

Isso abre espaço para Delegado Pablo Oliva, o quarto mais votado das legendas, com 43.521 votos. –

 

Fonte: CM7