Portal Online Multimidia

Amazonas Energia terá que esclarecer à CPI o motivo dos contadores serem analisados por empresa privada

Manaus/AM – Chegou ao conhecimento dos membros da CPI, que a Amazonas Energia contratou uma empresa para retirar contadores das residências dos consumidores e fazer a avaliação em outro lugar. Por conta da nova denúncia a comissão solicitou que a concessionária esclareça sobre o contrato com a companhia privada, já que o Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM) é o órgão mais apropriado para a realização dessa tarefa.

 

O esclarecimento foi solicitado pelo deputado Dermilson Chagas, para que a Amazonas Energia mostre mais transparência nas vistorias.  Fora que o Ipem-AM é delegado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

As informações de que os contadores são retirados dos imóveis dos consumidores e são levados para uma empresa privada para manipulação e posteriormente para a produção de um laudo foram fornecidas pelo defensor público Cristiano Pinheiro da Costa, que atua como coordenador do Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon) da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM).

O deputado Dermilson Chagas ressaltou que esse procedimento gera suspeição, por vários motivos, sendo um deles o fato de que o Ipem-AM é o órgão mais apropriado para realizar tal tarefa.

“Causa estranheza isso, especialmente pelo volume de processos que ele nos informou, pois, segundo os dados, são mais de 400 processos e que 48% são contra a Amazonas Energia. E mais estranho ainda é o fato de que em todos esses processos os laudos são contra os consumidores, ou seja, contra os cidadãos, que têm o seu contador retirado e analisado por uma empresa terceirizada”, comentou Dermilson Chagas.

 

Com Informações do Holanda