O cantor paraense Augusto Demétrio Neto, conhecido como Gutto Xibatada, de 39 anos, morreu na última terça-feira (22) em Belém (PA) por complicações causadas pela Mpox, doença anteriormente chamada de varíola dos macacos. A confirmação da morte foi divulgada pela Prefeitura de Belém nesta sexta-feira (25).
De acordo com a família do artista, Gutto começou a apresentar sintomas cerca de um mês antes de sua morte. Durante esse período, bolhas surgiram em seu corpo de forma discreta, mas logo se espalharam, afetando gravemente sua saúde. A irmã do cantor relatou nas redes sociais que ele escondeu os primeiros sinais da doença, e que a situação se agravou rapidamente devido a um quadro pré-existente de asma.
“O pulmão foi bastante comprometido. Ele perdeu a fala, a visão e o tato. Nos últimos dias, já não conseguia se alimentar devido à obstrução nasal e bucal”, relatou a irmã.
Antes de ser internado, Gutto Xibatada viajou ao Rio de Janeiro e à Bahia. Após retornar a Belém, buscou atendimento médico, foi medicado e orientado a permanecer em isolamento domiciliar. No entanto, seu estado de saúde piorou consideravelmente, levando à sua internação no Hospital Pronto Socorro Municipal Mário Pinotti. Ele morreu poucas horas após dar entrada na unidade.
Fonte: AM POST.