Portal Online Multimidia

Careiro da Várzea é primeiro município do AM a começar vacinação contra dengue

Vacinação contra dengue em Careiro da Várzea — Foto: Divulgação

Careiro da Várzea foi o primeiro município do Amazonas a começar a campanha de vacinação contra a dengue. O início da imunização aconteceu na terça-feira (20).

O município está entre as 12 cidades do Estado que receberam as doses do imunizante contra a doença. Careiro da Várzea conta com 722 doses para distribuição.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Careiro da Várzea, as doses estão disponíveis em 10 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), sendo que três dessas unidades são fluviais.

Vacinação contra dengue em Careiro da Várzea — Foto: Divulgação

Vacinação contra dengue em Careiro da Várzea — Foto: Divulgação

Ainda de acordo com a secretaria, a estratégia de vacinação é descentralizada, já que 85% da população do município é ribeirinha.

Nesta quarta-feira (21), a equipe de saúde de Careiro da Várzea está realizando um mutirão de vacinação contra a dengue.

Outra cidade que deu início à vacinação contra a dengue, foi Autazes. A cidade, que recebeu 1.771 doses, começou a imunização nesta quarta (21).

Início da campanha de vacinação contra dengue no AM

 

  • Careiro da Várzea – terça-feira, 20 de fevereiro
  • Autazes – quarta-feira, 21 de fevereiro
  • Manaus – quinta-feira, 22 de fevereiro
  • Rio Preto da Eva – quinta-feira, 22 de fevereiro
  • Careiro – sexta-feira, 23 de fevereiro

 

Os municípios de Santa Isabel do Rio Negro, Nova Olinda do Norte e Presidente Figueiredo preveem início da vacinação na próxima segunda-feira (26).

As cidades de Manaquiri e Iranduba informaram à Rede Amazônica que devem iniciar a campanha na próxima semana.

Já Barcelos e São Gabriel da Cachoeira ainda não tem data definida para o começo da imunização. Ambos estão com as doses sendo transportadas para os respectivos municípios.

Esquema vacinal

 

Nesta primeira etapa, serão vacinadas crianças de 10 e 11 anos. O esquema vacinal será composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas

Fonte: G1