Cerca de quatro toneladas de carne de surubim, uma espécie de peixe que se encontra em período de defeso, foram apreendidas pelo Comando Militar da Amazônia (CMA). Os produtos estavam a bordo de uma embarcação colombiana.
O defeso é estabelecido durante o período reprodutivo de alguns peixes e acontece anualmente, promovendo a suspensão da pesca por uma temporada. Este ano, a pesca do surubim e outras nove espécies está proibida até 15 de março.
Segundo o CMA, a situação sanitária do pescado era precária, o que levou à sua imediata inutilização. Além da grande quantidade de pescado ilegal, a operação apreendeu $ 2 milhões de pesos colombianos, R$ 2 mil, 3,3 gramas de ouro, motores, peças, embarcação e outros materiais diretamente relacionados à atividade de garimpo ilegal.
O proprietário da embarcação confessou a prática das atividades ilícitas. O comando militar não informou se o homem foi detido.
Todo o material apreendido, juntamente com os termos lavrados, será encaminhado à Polícia Federal (PF) para as devidas providências.
*Fonte: G1 AMAZONAS