Portal Online Multimidia

Decisão da procuradoria elimina a última chance do Gavião do Norte permanecer na Série C para a temporada 2024

 

Se dentro de campo o Manaus havia sacramentado o seu rebaixamento para a Série D há 26 dias atrás, quando deixou Santa Catarina com um empate sem gols contra o Figueirense (SC), fora das quatro linhas saiu a confirmação, por meio da procuradoria geral do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol (STJD), que arquivou a denúnc!a do clube esmeraldino contra a Aparecidense (GO), pela escalação irregular do lateral Matheus Leal, na partida contra o Floresta, pela 15ª rodada da Série C.

A decisão foi assinada pelo procurador Marcelo Aparecido Tavares, que entendeu o caso como um erro material vindo da própria Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que solicitou a correção da súmula da partida entre Aparecidense e Floresta.

“Conforme informado pela Confederação Brasileira de Futebol procede as alegações da Associação Atlética Aparecidense, ou seja, não houve irregularidade alguma na escalação de atletas da equipe na partida em face da equipe do Floresta, válida pela 15ª rodada da 1ª fase do Campeonato Brasileiro Série C”, documentou o procurador Marcelo Aparecido Tavares em trecho da decisão.

O presidente do Manaus, Giovanni Silva, contestou a decisão do procurador e pediu para o advogado do clube buscar explicações com o procurador geral do STJD, Ronaldo Botelho Piacente.

“É um absurdo a procuradoria arquivar uma denúncia muito clara de irregularidade. Uma decisão esdrúxula, sem pé e cabeça. Pedi ao nosso advogado que faça um pedido ao procurador geral. É preciso ver qual o fundamento da resposta da CBF. Essa decisão está muito branda e inconsistente. Creio que que seja pela primeira vez na história desse tribunal que uma denúncia escandalosa e tão contundente não passe da procuradoria para chegar ao STJD e ser julgada”, lamentou o presidente do Manaus, Giovanni Silva.

Relembre o caso

O lateral Matheus Leal apareceu na súmula oficial da partida contra o Floresta, quando deveria esta cumprindo suspensão automática por ter tomado o terceiro cartão amarelo na partida anterior. O jogador do time goiano recebeu cartões amarelos na 1ª, 13ª e 14ª rodada do certame. Na súmula da partida contra o Floresta (CE), o nome de Matheus Leal consta entre os relacionados com a camisa 21.

Caso fosse confirmada a infração, a Aparecidense perderia o número máximo de pontos atribuídos a uma vitória – três pontos – e os pontos obtidos na partida – um ponto por empatar com o Floresta –, de acordo com o artigo 214 e seu inciso dois do código brasileiro de justiça desportiva. Desta maneira, a Aparecidense que acabou o campeonato com 22 pontos seria ultrapassada pelo Manaus, que ficou com 20.

Campanha em 2023

Com cinco vitórias, cinco empates e nove derrotas, o Manaus acabou a temporada da Série C com 20 pontos e na 17ª posição. O aproveitamento do clube na competição foi de 26,4%, abaixo do aproveitamento na temporada toda que foi só um pouco maior com 29,1%, somando nove vitórias, nove empates e 13 derrotas. O Gavião terminou eliminado nas quartas de finais do Barezão e eliminado na primeira fase da Copa do Brasil e Copa Verde.

???????çõ??: ???Í????