Portal Online Multimidia

Devido a estiagem Praia da Ponta Branca em Tefé-AM é interditada

Raidi Pascarelli- Redação Online Multimídia

A prefeitura de Tefé, distante 522 quilômetros de Manaus, publicou na manhã desta terça-feira 03, a interdição da Praia da Ponta Branca. O decreto entrou em vigor em 03 de Outubro de 2023.

De acordo com o Documento, a interdição foi tomada devido a grande mortandade de animais como Golfinhos (Botos), raias e diversos tipos de peixes, que podem deixar a água contaminada.

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM), informa que desde 23 de Setembro, a mortandade de peixes e outros animais estão em situação alarmante e podendo colocar a vida dos visitantes e banhistas da Praia da Ponta Branca e arredores em risco.

O Ofício Nº 445/GSEMSA, que solicita em caráter de urgência a interdição da Praia de Ponta Branca, que o laudo das amostras da água coletada no entorno da praia, encontra-se em desacordo para uso humano;

Diante disso, o contato com água contaminada aumenta o risco de doenças de veiculação hídrica (Diarréia, Hepatite A, Amebíase, Giardíase, entre outras).

DECRETA:

Art. 1º-Fica INTERDITADA, por tempo indeterminado, a praia do Município de Tefé (praia de Ponta Branca) e arredores.

Art. 2º – Os órgãos e entidades competentes do município ficam autorizados a fiscalizar e adotar os meios necessários que visem assegurar o efetivo cumprimento da medida excepcional estabelecida no art. 1º deste Decreto.

 

Veja o Documento: