Portal Online Multimidia

Dia D de Vacinação Contra Poliomielite em Tefé Garante Proteção Infantil.

DA REDAÇÃO PORTAL ONLINE MULTIMÍDIA/ POR: GABRIEL SILVA

No último sábado, dia 8 de junho, Tefé se uniu à campanha nacional de combate à poliomielite, promovendo o tão aguardado Dia D de vacinação. A iniciativa, liderada pela Prefeitura Municipal em colaboração com a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) e o Programa Municipal de Imunização (PMI), teve como objetivo imunizar crianças contra a poliomielite, uma doença que historicamente tem preocupado pais e profissionais de saúde por sua capacidade de causar paralisia infantil.

(FOTO: ASSESSORIA)
FOCO

Com foco direcionado a crianças com idade inferior a 5 anos, todas as unidades de saúde da SEMSA abriram suas portas até as 17 horas, possibilitando o acesso fácil e conveniente aos serviços de vacinação.

PLANEJAMENTO

A ação foi planejada com o intuito de resgatar aquelas crianças que ainda não foram vacinadas, visando evitar a reintrodução da poliomielite em nosso território. “A imunização é a única forma de prevenir”, ressaltou Elines Moura, coordenadora do (PMI), Programa Municipal de Imunização.

(FOTO: ASSESSORIA)
POLIOMIELITE

A poliomielite é uma doença aguda causada por um vírus que pode infectar crianças e adultos, por meio do contato direto com fezes ou secreções eliminadas pela boca das pessoas doentes. Em casos mais graves, pode ocasionar paralisia dos membros inferiores.

As sequelas motoras deixadas pela doença, contudo, refletem em dores nas articulações; pé torto, no qual a pessoa não consegue andar porque o calcanhar não encosta no chão; crescimento diferente das pernas; osteoporose; paralisia de uma das pernas; entre outros.

(FOTO: ASSESSORIA)
MOBILIZAÇÃO

A mobilização em Tefé reflete o compromisso das autoridades locais e da comunidade em garantir a saúde e o bem-estar das crianças, reafirmando a importância da imunização como uma estratégia fundamental na erradicação de doenças que representam riscos à saúde pública.