Portal Online Multimidia

Em Humaitá, Corpo de Bombeiros acompanha in loco início da Operação Aceiro 2024

Nesta primeira fase, missão contará com atuação de mais de 300 agentes entre bombeiros, brigadistas e homens da Força Nacional

O alto comando do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) realizou, nesta segunda-feira (10/06), o acompanhamento in loco da Operação Aceiro 2024, no município de Humaitá (a 590 quilômetros de Manaus). O início da missão, que irá intensificar o combate aos incêndios no sul do Amazonas e região metropolitana de Manaus, foi anunciado, no dia 3 deste mês, pelo governador Wilson Lima, durante solenidade no Quartel do Comando Geral da corporação, em Manaus.

Acompanharam o início do trabalho das tropas no município de Humaitá o comandante-geral do CBMAM, coronel Alexandre Freitas, o subcomandante-geral, coronel Reinaldo Menezes, e o comandante de bombeiros do interior, tenente-coronel Josélio Monteiro.

“Essa tropa é composta por 313 em cada fase. Ao todo, serão seis fases. Então ao término da primeira, esse efetivo será substituído, renovando a tropa para continuar o combate aos incêndios. Aqui já estão presentes a tropa da Força Nacional, nossos bombeiros e brigadistas da Prefeitura”, explicou o comandante-geral do CBMAM, coronel Alexandre Freitas.

A Aceiro é uma ramificação da Operação Tamaiotatá, coordenada pelo Governo do Amazonas e composta por órgãos das forças de segurança, salvamento e meio ambiente. O comandante da tropa da Força Nacional que veio ao Amazonas, tenente-coronel Pimentel, pontuou que este é o quarto ano consecutivo que a tropa dá suporte ao Amazonas com envio de militares.

“Primeiramente, agradecer o convite feito pelo Governo do Amazonas. A Força Nacional já vem participando e já estamos na quarta vez. A princípio o pedido foi para suporte às ações do Corpo de Bombeiros. É uma honra estar aqui novamente e é só agradecimento pelo convite feito pelo Governo do Amazonas”, disse o tenente-coronel Pimentel.

 

Combate aos incêndios

A operação Aceiro 2024 terá atuação direta no combate aos incêndios florestais no sul do Amazonas e na região metropolitana de Manaus. A missão será composta por seis fases com atuação prevista durante todo o período do verão amazônico. Nesta primeira, será integrada pelos municípios de Humaitá, Apuí, Lábrea, Boca do Acre, Manicoré, Novo Aripuanã, Maués, Canutama, Tapauá, Careiro, Manaquiri e Autazes.

Qualificação

O CBMAM, em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), promoveu a Instrução de Nivelamento de Curso (INC) para 40 bombeiros militares, que embarcaram, no sábado (08/06), para os municípios onde atuaram. Além dos capacitados na INC, outros 60 militares da corporação também irão integrar a Aceiro, somando os 60 agentes da Força Nacional.

 

Com Informações Agência Amazonas*