Responsável pelo transporte será investigado por suspeita de pratica crime ambiental, segundo a polícia.
Um empurrador e uma balsa-tanque foram apreendidas pela polícia por suspeita de transportar combustível sem licença de operação para o transporte fluvial, próximo ao município de Barcelos, no interior do Amazonas, na terça-feira (30). O responsável legal pela empresa dono das embarcações e a pessoa jurídica foram indiciados por crime ambiental.
Segundo a polícia, a apreensão aconteceu por volta das 19h, logo após as equipes do Batalhão de Policiamento Ambiental (BatAmb) terem realizado abordagem a balsa-tanque, conduzida pelo empurrador.
As embarcações haviam saído de Manaus e tinham como destino a cidade de São Gabriel da Cachoeira, a 852 quilômetros da capital do Amazonas.
Durante a verificação dos documentos dos produtos transportados, o condutor não apresentou a Licença de Operação para transporte fluvial do combustível, que estava com notas fiscais legalizadas.
Conforme o delegado Aldiney Nogueira, que integra as equipes da Base Fluvial, a embarcação, por não ter a autorização dos órgãos competentes, não poderia realizar o transporte do combustível.
“O comandante da embarcação, por ser apenas um subordinado dos proprietários, foi ouvido apenas como testemunha e nomeado como fiel depositário, porém, como os produtos possuíam notas fiscais, liberamos o combustível, apreendendo somente as embarcações. Instaurei inquérito policial, indiciando o responsável legal da empresa e a pessoa jurídica por se tratar de crime ambiental”, informou o delegado.
Fonte: G1*