Portal Online Multimidia

Ex-servidor da Funai é pr3so no AM por suspeita de 3stupr4r cerca de 20 mulheres e adolescentes

Manaus – AM| O ex-servidor da Fundação Nacional do Índio (Funai) e presidente de uma organização indígena, Gilmar Palheta Assunção, foi preso na manhã desta quarta-feira (20), durante uma operação Hipólita da Polícia Federal, no município de Nova Olinda do Norte, a mais de 130 quilômetros de Manaus, suspeito de cometer abusos sexuais contra adolescentes e mulheres de comunidades indígenas no Amazonas.

Conforme as informações divulgadas pela PF, ele fornecia atualizações cadastrais, ajuda em processos de aposentadoria, benefícios sociais e até aberturas de contas bancárias em troca de favores sexuais. As primeiras denúncias foram apresentadas em setembro de 2023, quando foi exonerado do cargo de coordenador da Funai na região do município.

Segundo a investigação, pelo menos 20 pessoas podem ter sido vítimas do ex-servidor. Alguns abusos teriam ocorrido na sede da Fundação.

A nome da operação tem referência à mitologia grega, na qual Hipólita era líder da Amazonas, em analogia a força física e mental que as indígenas de várias etnias da cidade de Nova Olinda do Norte tiveram para denunciar os crimes sexuais praticados pelo ex-servidor, que permaneceu na coordenação técnica local por mais de dez anos.

 

Fonte: IMEDIATO*