A Polícia Federal, em ação conjunta com o IBAMA, deflagrou nesta quarta-feira (12/3) a Operação Máscara Rural, visando combater crimes ambientais e financeiros no Amazonas. A investigação resultou na prisão preventiva de um ex-vice-prefeito de Apuí/AM, que também ocupou cargos de Secretário de Planejamento e Secretário de Assistência Social. Além disso, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão no município.
Os levantamentos indicam que o investigado teria movimentado quantias incompatíveis com sua capacidade financeira, utilizando transações suspeitas, como saques e depósitos fracionados e repasses a empresas e indivíduos sem justificativa econômica. As apurações foram impulsionadas por alertas de desmatamento detectados via satélite, revelando que uma propriedade sob controle do suspeito foi intensamente devastada em agosto de 2024, inclusive em áreas embargadas pelo IBAMA.
O prejuízo ambiental foi estimado em R$ 19 milhões, valor que resultará no sequestro de bens do investigado para a devida reparação. O suspeito pode responder por desmatamento ilegal, invasão de terras da União e lavagem de dinheiro, crimes que, somados, preveem penas de até 17 anos de prisão.
As investigações continuam para identificar outros possíveis envolvidos no esquema criminoso.
Nota-a-Imprensa-Operacao-Mascara-Rural
Fonte: AM POST.