Portal Online Multimidia

FAB confirma desaparecimento de aeronave em Manicoré; buscas entram no terceiro dia

A Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou, na tarde desta segunda-feira (23), o desaparecimento da aeronave de matrícula PT-JCZ na região de Manicoré, no interior do Amazonas. O desaparecimento ocorreu na última sexta-feira (20), próximo à comunidade Boca do Rio, a cerca de 7 km da sede do município. As buscas pelas equipes se concentram há três dias em uma área de floresta densa, mas a localização exata ainda não foi confirmada.

Detalhes do desaparecimento

   •    A aeronave não tinha plano de voo registrado e não foi detectada pelos radares de controle aéreo.

   •    Segundo familiares do piloto, o GPS Garmin usado indicou as últimas posições ao Sudeste de Manicoré.

   •    Moradores da comunidade relataram ter ouvido um barulho estranho e, segundos depois, um forte estrondo, no horário do desaparecimento.

Uma moradora, identificada como Raimunda, disse: “O avião vinha com uma ‘zoada’ estranha. Falei para meu marido que parecia estar falhando. Depois, ouvimos o estrondo.”

Sobre as buscas

   •    A FAB realizou três horas de voo no sábado (21) e, no domingo (22), sobrevoou 550 km², apesar de condições climáticas desfavoráveis.

   •    Nesta segunda-feira (23), as buscas continuam com apoio da aeronave SC-105 Amazonas.

Tripulante desaparecido

O piloto, Rodrigo Boer Machado, de 29 anos, é natural de Fernandópolis (SP) e atualmente reside em São José do Rio Preto (SP). Ele viajava a trabalho, partindo de Porto Velho (RO) com destino a Manaus (AM).

Seu irmão, Marcelo Henrique Boer Machado, relatou que manteve contato com Rodrigo minutos antes da decolagem e, desde então, não obteve mais respostas. “Rodrigo tinha experiência com esse tipo de avião”, afirmou.

 

 

 

 

Fonte site AMAZONAS