Uma apresentação do Boi Garantido dentro do Auditório Canaã, pertencente à Igreja Evangélica Assembleia de Deus do Amazonas (IEADAM), provocou forte reação entre os fiéis na última quarta-feira (18). O espaço, localizado na avenida Rodrigo Otávio, bairro Japiim, em Manaus, havia sido alugado para uma cerimônia de formatura, mas, ao final do evento, o grupo folclórico subiu ao palco e realizou sua apresentação. A iniciativa foi duramente criticada pelos membros da igreja, que apontaram a incompatibilidade do ato com os valores defendidos pela denominação religiosa.
Nas redes sociais, centenas de comentários questionaram a decisão de alugar o espaço. Fiéis expressaram indignação, lembrando que o auditório é mantido com recursos do dízimo e que “não há necessidade de locação” para eventos externos. A polêmica levou a diretoria da IEADAM a emitir uma nota oficial, cujo conteúdo, até o momento, não apaziguou as críticas.
Segue a nota da IEADAM
“Olá, queridos/as lideranças, membresia da nossa amada IEADAM e a quem interessar. Venho, respeitosamente, na condução de pastor presidente e responsável pela IEADAM e seus órgãos administrativos, inclusive o complexo Canaã, esclarecer, que”
“1) Para cobertura dos custos do auditório canaã, precisamos, nas datas que não há eventos gerais da igreja, abrir para aluguel do auditório a eventos espirituais, educacionais, seminários, congressos, 2) Tivemos conhecimento de um evento particular no qual se utilizou para demonstração cultural não permitido o ambiente; 3) Nossa equipe não sabia nem foi avisada; 5) Como o líder, pastor Lima, estava viajando, a equipe foi surpreendida com tal fato: 4) Não é permitido, mesmo em evento particular, por contrato, tal acontecer, 5) Estaremos atentos para que não se repita, uma vez que foi a primeira vez e de surpresa algo assim, 5) A equipe administrativa do canaã pede perdão aos membros e liderança e a quem tal ocorrido possa ter surpreendido, com razão, e melindrado. Pedimos a quem postou tal vídeo que, por favor, apague, se não puder apagar, não tem problema. Fica resolvida a situação com esta nota de esclarecimento, pedido de perdão e atenção para que não ocorra novamente. Vossos pastores Jônatas, Ana Lúcia Câmara, diretorias da IEADAM e gestores do Canaã. Manaus, AM, 19/12/24.”
*Fonte: O CHEFÃO DA NOTÍCIA