Portal Online Multimidia

Flávio Dino vota no STF por suspensão da rede X e alega soberania nacional

O ministro Flávio Dino, da 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta segunda-feira (2) a favor da suspensão da rede social X (antigo Twitter) no Brasil, apoiando a liminar de Alexandre de Moraes. Dino justificou sua decisão com base nos princípios da soberania nacional e da democracia, somando seu voto ao de Moraes na análise do caso pela Turma.

“O arcabouço normativo da nossa Nação exclui qualquer imposição estrangeira, e são os Tribunais do Brasil, tendo como órgão de cúpula o Supremo Tribunal Federal, que fixam a interpretação das leis aqui vigentes”, afirmou Flávio Dino no despacho.

Ainda faltam se manifestar os ministros Cristiano Zanin, Luiz Fux e Cármen Lúcia. A sessão virtual fica aberta até a meia-noite de hoje.

O ministro Flávio Dino destacou que não é possível uma empresa atuar no Brasil e pretender impor sua visão sobre quais regras são válidas. Além disso, afirma que os estados são responsáveis caso não previnam ou sancionem pessoas ou empresas por abusos cometidos no território nacional.

“No mundo de hoje – mediado por tecnologias de informação e comunicação – a função de concretizar direitos transita decisivamente pelo controle sobre esses novos intermediários privados. Desta maneira, estes são destinatários inafastáveis da atenção da dimensão jurisdicional do Estado Soberano”, justificou.

Ainda segundo Dino, a soberania nacional é pré-requisito para democracia.

“Não há democracia sem soberania, e a ausência de soberania significa o fim da própria democracia, destroçando a cidadania e os direitos humanos, entre os quais a garantia da liberdade”, acrescentou.

 

*Com informações DIA A DIA NOTÍCIAS