Nesta sexta-feira (1°), uma equipe médica da Fundação de Medicina Tropical, registrou o primeiro caso suspeito da varíola dos macacos no Amazonas. As informações são do A Crítica.
A varíola dos macacos é transmitida pelo vírus monkeypox, que pertence ao gênero orthopoxvirus. É considerada uma zoonose viral (o vírus é transmitido aos seres humanos a partir de animais) com sintomas muito semelhantes aos observados em pacientes com varíola, embora seja clinicamente menos grave.
Segundo informações, a fundação monitora um paciente do sexo masculino que teve contato com turistas estrangeiros nas últimas semanas e está com sintomas como erupções cutâneas, tosse, dor de cabeça e dores no corpo, característicos da doença.
Os médicos ainda aguardam o resultado dos exames laboratoriais para confirmação.
No dia 13 de junho, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), emitiu orientações aos estabelecimentos das redes de saúde pública e privada a observarem sinais e sintomas da varíola do macaco, em pacientes atendidos nos estabelecimentos assistenciais da capital. A recomendação está descrita no Alerta de Risco pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs) do município.
Informações Laranjeiras News


