Portal Online Multimidia

Governo do AM ingressa com nova ação no STF contra decreto que reduz IPI

Após reuniões com representantes federais e ações na justiça, o Governo do Amazonas apresentou, na noite de quarta-feira (4), uma nova Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no Supremo Tribunal Federal (STF).

Dessa vez, a ação solicita uma medida cautelar para suspender os efeitos do Decreto 11.055/2022, que reduziu a alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) em 35% no país.

Em fevereiro, o Governo Federal, por meio de um decreto, reduziu em escala nacional em até 25%, o Imposto que incide sobre produtos industrializados. O valor costuma ser repassado ao consumidor no preço final das mercadorias.

No dia 29 de abril, em nova publicação, Bolsonaro ampliou para 35% a redução da alíquota do IPI, sem sinalizar qualquer tipo de benefício à ZFM.

Com 48 páginas, a ADI elenca uma série de argumentos para demonstrar a importância da preservação da competitividade da Zona Franca de Manaus e, também, a inconstitucionalidade da medida adotada pelo Governo Federal.

A nova ação requer que seja declarada a inconstitucionalidade parcial dos referidos decretos, vedando sua aplicação a qualquer produto produzido pelas indústrias instaladas na Zona Franca de Manaus, que tenham ou que venham a ter projetos aprovados no Conselho de Administração da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).

Opps: Este contéudo não pode ser copiado!

error: Proibido a republicação deste conteúdo