Estados Unidos- O filme ‘Ainda Estou Aqui’ de Walter Salles, venceu a categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar 2025. Está é a primeira vez que uma obra brasileira conquista a estatueta.
Concorreram na categoria os filmes: Ainda Estou Aqui (Brasil), Emilia Pérez (França), A Garota da Agulha (Dinamarca), A Semente do Fruto Sagrado (Alemanha) e Flow (Letônia).
No palco do Oscar, Walter Salles agradeceu o prêmio em nome do cinema brasileiro e dedicou a estatueta a Eunice Paiva, mulher do ex-deputado Rubens Paiva, interpretada no filme pelas atrizes Fernanda Torres e Fernanda Montenegro, mãe e filha.
Inspirada em livro de 2015 com escrita biográfica de mesmo título, de autoria do escritor Marcelo Rubens Paiva, a obra foi lançada em 2024 e levou mais de cinco milhões de pessoas ao cinema.
Marcelo Rubens Paiva é um dos cinco filhos da advogada e ativista Eunice Paiva (1929 – 2018).e do ex-deputado Rubens Paiva (1929 – 1971), que teve o mandato cassado e depois foi perseguido, raptado, torturado e morto por agentes da ditadura (da Aeronáutica e do Exército).
Até agora, o longa recebeu 39 prêmios nacionais e internacionais, entre eles, o Prêmio Goya, o Globo de Ouro de Melhor Atriz e agora o Oscar na categoria Melhor Filme Internacional.
A trama foi indicada ainda a outras duas categorias no Oscar (Melhor Filme e Melhor Atriz), mas não levou as premiações.
Com o filme ‘Ainda Estou Aqui’, o cinema brasileiro ganhou projeção internacional e seus artistas e demais profissionais estão sendo reconhecidos pelo talento e criatividade.
Veja vídeo: