Portal Online Multimidia

Incêndios em Autazes impactam moradores; efeitos chegam na Região Metropolitana

Os municípios de Autazes, Careiro e Borba possuem os maiores índices de focos de incêndios florestais nas últimas 48 horas, segundo dados  Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Autazes, cidade da Região Metropolitana de Manaus, é onde concentra o maior número de focos de queimadas, com 105 ocorrências. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o verdadeiro estrago na cidade do interior, que possui 40,2 mil habitantes. Uma nuvem escura de fumaça e poeira encobre a cidade. Afetando a vida dos moradores.

Escolas estão fechadas e comércios estão fechados. Na comunidade Novo Céu, as chamas tomaram conta da mata. Na rodovia de Autazes, o fogo ameça invadir as residências. Não há água disponível para combater os incêndios. Os poços ao longo da estrada estão secos.

O impacto é sentido em Manaus, que desde quarta-feira (11), está encoberta por uma densa fumaça. Nesta quinta-feira (12) não foi diferente.

Força-Tarefa

Cerca de 64 homens da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) e do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM) foram enviaos ao município para atuar no combate a crimes ambientais na região.

O superintendente regional do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Joel Araújo, disse que brigadistas atuam para extinguir os focos de incêndio. A ação é uma tentativa de colaborar com a diminuição da fumaça que está sendo carregada pelas massas de ar para Manaus.

“A fumaça é provocada em grande parte pelo uso inadequado do fogo em áreas de agropecuária e que se estende para áreas de vegetação. A gente pede que toda sociedade, todos os moradores dos municípios de Autazes e Careiro tomem muito cuidado com o uso do fogo”, concluiu Joel Araújo.

 

 

 

Fonte site TODA HORA