O deputado federal Amom Mandel (Cidadania-AM) criticou a fala de seu principal adversário político no debate desta quinta-feira pela prefeitura de Manaus por dizer que “infelizmente” tinha um filho autista. Em reprimenda ao comentário de Roberto Cidade (Cidadania-AM), o parlamentar revelou seu próprio diagnóstico e disse que isso “não seria algo negativo e nem deveria ser visto com tristeza”. Neste momento, Amom também mostrou estar usando fones de ouvido para “reduzir ruídos e barulhos no ambiente”.
Ao comentar sobre as propostas direcionadas para a saúde e tratamento de pessoas do espectro autista, Cidade disse que “infelizmente” também enfrentava essa questão em sua família. “Eu quero dizer para vocês, eu também sofro isso na minha casa. Infelizmente o meu filho também é autista”, afirmou ele.
Já Mandel, que foi diagnosticado com TEA aos 14 anos, não deixou a declaração passar sem uma resposta. Em outro momento do debate, ele criticou a escolha de palavras de Cidade: “Eu, como autista, queria até conversar com todos para dizer que ninguém é ‘infelizmente’ autista”.
Em seguida, ele demonstrou estar usando fones de ouvido para abafar ruídos e contornar sua sensibilidade auditiva, característica comum a indivíduos do especto. O momento foi compartilhado pelo deputado federal em suas redes sociais.
Prefeito não vai a debate e Instagram tem ‘apagão’
O atual prefeito da cidade e candidato à reeleição, David Almeida (Avante), não compareceu ao debate e teve sua conta no Instagram desativada momentos antes do início do programa. Mandel aproveitou a circunstância para alfinetar o adversário: “Ele quer esconder a péssima gestão que faz em Manaus. Correu, fugiu para não falar do péssimo trabalho que faz”, disse na rede social X.
Após o fim do programa, Almeida anunciou a retomada da sua conta em um post na rede social e afirmou que havia acionado a equipe da Meta para “esclarecer o ocorrido e garantir que o problema não volte a acontecer”.
Segundo os resultados da última pesquisa Quaest, divulgada na semana passada, Almeida lidera a corrida eleitoral na capital do Amazonas ao registrar 33% das intenções de voto, 11 pontos à frente do segundo colocado, Amom Mandel, que tem 22%. Já Roberto Cidade está empatado tecnicamente com o candidato Capitão Alberto (PL), com 13% ante aos 12% do bolsonarista.
*Com informações do site O GLOBO