O influenciador digital Agenor Tupinambá denunciou em suas redes sociais um ataque sofrido pela capivara Filó. “Tentaram matar a Filó”, disse o influenciador em um story no Instagram, publicado no último domingo (27). O animal, que vive sob os cuidados de Agenor em uma fazenda no município de Autazes (a 111 quilômetros de Manaus), encantou milhares de seguidores com seu jeito dócil e as interações únicas com seu tutor, sendo até alvo de disputa judicial.
Agenor relatou que a capivara vive livre pela fazenda e, na tarde de domingo, saiu como de costume para comer capim na beira do rio, momento em que um casal passou em uma canoa. Ao avistar o animal, o homem parou a canoa, foi até ela e atacou Filó com um remo. Segundo ele, o local onde Filó estava era próximo de sua casa, a menos de 100 metros, sendo possível avistá-la de longe.
Segundo o influenciador, seu pai ainda perguntou o nome do homem, mas ele não quis falar, dizendo apenas que era de uma comunidade próxima. Agenor relatou que, felizmente, o golpe não foi em cheio e que Filó está bem. Ele afirmou que já registrou um Boletim de Ocorrência (BO) e que Filó já foi atendida por veterinários e está sendo medicada, reforçando ainda que é proibido caçar e matar animais silvestres.
Nesta segunda-feira (28), ele voltou a falar sobre o caso e disse que Filó está bem e que a ferida está cicatrizando rapidamente.
Relembre
No ano passado, Agenor Tupinambá chegou a ser autuado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) por exploração indevida de animais silvestres para a geração de conteúdo em redes sociais, com multas que, somadas, chegaram a mais de R$ 17 mil. Ele ganhou notoriedade nas redes sociais ao compartilhar o cotidiano rural ao lado da capivara Filó, colocando em pauta a legalidade de manter um animal silvestre como “mascote” ou “animal de estimação”.
Após uma batalha judicial, em que ele precisou entregar o animal ao Ibama, Agenor conseguiu na Justiça uma decisão favorável para manter Filó sob sua guarda, cumprindo uma série de exigências legais. Desde então, a capivara Filó vive sob os cuidados de Agenor em uma fazenda no município de Autazes.
*Fonte: ACRITICA.COM