Portal Online Multimidia

Instagram e Facebook ficam fora do ar temporiamente nesta terça-feira

Uma pane global fez o Instagram e o Facebook ficarem fora do ar temporiamente nesta terça-feira (5). A instabilidade começou por volta das 12h30.

O site Downdetector, que reúne queixas sobre aplicativos e sites em vários países, chegou a registrar mais de 40 mil reclamações de usuários do Facebook no Brasil e 30 mil sobre o Instagram.

Os relatos começaram a diminuir por volta das 14h.

Outros países também relataram problemas. Nos Estados Unidos, por exemplo, o Facebook teve mais de 580 mil reclamações, enquanto o Instagram, mais de 90 mil. Já no Reino Unido, foram mais de 150 mil reclamações no Instagram, e mais de 25 mil no Facebook.

O que diz a Meta

 

O diretor de comunicações da Meta, controladora do Facebook e do Instagram, Andy Stone, publicou no X, antigo Twitter, que a instabilidade foi causada por um problema técnico. Ele não detalhou, porém, qual foi a falha.

“Hoje cedo, um problema técnico fez com que as pessoas tivessem dificuldade em acessar alguns de nossos serviços. Resolvemos o problema o mais rápido possível para todos os afetados e pedimos desculpas por qualquer inconveniente”, disse.

O problema

 

Ao acessar o Instagram, os usuários notaram que o feed da rede social não carregava e apareciam estas mensagens: “Não foi possível carregar o feed” e “Sem conexão com a internet”. Já o Facebook deslogou os usuários e não permitia que entrassem de volta nos perfis.

Algumas pessoas ainda reclamaram de instabilidade no WhatsApp, que também pertence à Meta, mas as notificações eram em número bem menor no Downdetector em relação às demais plataformas da empresa.

Números do Instagram no Brasil registrados às 12h30. — Foto: Reprodução/Downdetector
Números do Instagram no Brasil registrados às 12h30. — Foto: Reprodução/Downdetector

Números do Facebook no Brasil registrados às 12h30. — Foto: Reprodução / Downdetector
Números do Facebook no Brasil registrados às 12h30. — Foto: Reprodução / Downdetector

 

 

Fonte: G1