Goiânia – A jovem Camila Camargo Evangelista, de 28 anos, recebeu uma homenagem emocionante de familiares e da equipe médica do Hospital Estadual de Urgências Governador Otáveio Lage de Siqueira (Hugol), onde ela faleceu. Camila foi vítima de um acidente e teve a última vontade respeitada pela família, por meio da doação de órgãos.
O tributo foi registrado pelos presentes em um vídeo, onde é possível ver que a equipe médica forma um corredor pelo qual o corpo da jovem passa, enquanto aplaudem a decisão.
O que aconteceu
- Camila foi encaminhada para o hospital e estava internada em uma unidade de terapia intensiva (UTI), mas apesar dos esforços, ela teve a morte encefálica constatada no último sábado (25/1).
- Em nota, o hospital informou que o ato de solidariedade da família da jovem, com a doação dos órgãos, salvou a vida de quatro pessoas. Foram doados o fígado, os rins e o pâncreas. O fígado foi transportado para o Distrito Federal e os demais órgãos foram destinados para pacientes em Goiás.
- No Brasil, a doação de órgão só acontece após o consentimento da família, por isso é essencial que a pessoa converse sobre isso com os familiares e expresse seu desejo de ser um doador. Os pacientes aptos a doar são aqueles com diagnóstico por morte encefálica, ou seja, vítimas de dano cerebral irreversível.
Acidente
Na madrugada do dia 21 de janeiro, Camila pilotava uma motocicleta pelo Jardim Colorado, na região noroeste da capital goiana, quando não percebeu um quebra-molas na via e acabou caindo. A moto que ela conduzia caiu sobre ela, o que agravou a situação. A jovem foi encontrava por uma equipe da Polícia Militar que patrulhava a área e acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Em uma publicação nas redes sociais, familiares relataram que “Camila sempre acreditou que a doação de órgãos era um ato de extrema generosidade e beleza”, e que a atitude “é a prova de que a vida pode continuar em cada coração tocado por esse ato”.
Amigos também se manifestaram, relembrando o que Camila fez em vida e mostrando a homenagem prestada nessa terça-feira (28/1). Imagens do momento em que balões brancos foram soltos no céu, ao som da música “Estrelinha”, foram acompanhadas de palavras de carinho e saudade.
“Aqui ficamos com a dor da saudade, mas com a certeza de que você cumpriu seu legado. Nunca esqueceremos seu sorriso leve, seu abraço, você estará para sempre nas nossas memórias”, compartilhou uma amiga.
Outra declarou: “Você sempre foi luz na vida das pessoas ao seu redor, e até mesmo na hora de partir foi maravilhosa. Quanto orgulho eu sempre tive de você. Hoje, você é um pedacinho de mim”.
*Com informações METROPOLES