Portal Online Multimidia

Lula e presidente da Colômbia articulam encontro para debater estiagem

Encontro ainda não tem data definida e deve concentrar os países com florestas tropicais na América do Sul

Brasil – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou, por telefone, com o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, nesta quinta-feira (19). Os líderes discutiram sobre a situação de emergência causada pela seca histórica na região amazônica, no Norte do Brasil, que também vem afetando outros países da América do Sul.

O Rio Negro, um dos principais afluentes do Rio Amazonas, atingiu o mais baixo nível registado em Manaus na segunda-feira (16), chegando a cota de 13,59 metros, superando a de 2010, com 13,63 metros. Neta quinta, a cota é de 13,29m.

A conversa entre Lula e Petro pode render um encontro de autoridades latinas, com a presença de Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, bem como do Equador -países com florestas tropicais- para elaboração de um plano de estratégias para o combate à estiagem, segundo detalhou o Palácio do Planalto, que também informou que os líderes concordaram sobre a necessidade de encerrar o conflito entre Israel e Hamas, no Oriente Médio.

Crise hídrica e seca histórica

A crise hídrica enfrentada na capital amazonense fez com que a Prefeitura de Manaus adiantasse o fim do período letivo das escolas ribeirinhas devido à estiagem. Já no estado, 50 municípios entraram em situação de emergência, conforme a Defesa Civil do Estado.

A seca dos rios prejudicam diversas comunidades ribeirinhas, pois eles são o meio como os moradores se transportam e escoam suas produções, pesca e o comércio em geral.

 

Fonte: PORTAL TUCUMÃ