O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) retoma agendas no Palácio do Planalto nesta sexta-feira (25/10), seis dias após sofrer uma queda em casa. O chefe do Executivo participará da cerimônia de assinatura do novo acordo de reparação à vítimas do rompimento da barragem do Fundão, em Mariana (MG), pela manhã.
Antes, o petista vai passar por uma nova bateria de exames no Hospital Sírio-Libanês para acompanhar o quadro. No último exame de imagem, feito na terça-feira (22/10), os médicos avaliaram a situação de Lula como “estável” e que o presidente está “apto para o trabalho”.
No último sábado (19/10), o titular do Planalto sofreu uma queda no banheiro de casa e precisou levar pontos na cabeça. Ele teve traumatismo craniano e um pequeno sangramento no cérebro. Desde então, Lula reduziu agendas e tem despachado do Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência.
O acidente fez com que o chefe do Executivo cancelasse a ida à Rússia, para participar da cúpula dos Brics. As viagens para a Colômbia, na COP16 [da Biodiversidade], e para o Azerbaijão, por ocasião da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP29), também podem não acontecer.
O petista passará o fim de semana em Brasília e não irá para São Paulo nem para votar nem para endossar a campanha de Guilherme Boulos (PSol).
*Com informações METROPOLES