Portal Online Multimidia

Mais de 16 mil Carteiras de Identidade Nacional não foram retiradas no AM

Mais de 16 mil Carteiras de Identidade Nacional não foram retiradas nos PACs no Amazonas. — Foto: Divulgação/SSP-AM
Cerca 16.497 de pessoas que solicitaram a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), não foram retirar os documentos nos postos do Pronto Atendimento ao Cidadão (PACs), em Manaus. O levantamento foi realizado pelo Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo (IIACM).

O diretor do IIACM, Mahatma Porto, informou que o atraso da população em buscar a CIN, acaba gerando um transtorno na logística e armazenamento dos documentos. De acordo com ele, todos os dias, o Instituto libera cerca de 1.300 vagas para atendimento, essas vagas são todas consumidas e todas as pessoas são atendidas.

“As carteiras de identidade estão saindo e chegando nos postos, mas percebemos que um número muito pequeno da população vem retirar o seu documento. Isso é prejudicial para o sistema, porque quanto mais carteiras paradas nós temos, maior é a logística e a necessidade de guardar um grande volume desses documentos”, disse.

O estado começou a emitir a nova CIN, de forma gratuita, em abril de 2023. Desde o início das atividades a procura tem sido volumosa, segundo o Instituto, mas em contraponto, a quantidade de pessoas que tem deixado de ir buscar o documento também é expressiva.

Acompanhamento da nova CIN

 

Segundo a Secretaria de Segurança Pública do estado (SSP-AM), o cidadão que já solicitou a sua CIN, pode e deve realizar o acompanhamento da emissão do documento no mesmo site em que realizou o agendamento.

O link está disponível no site da SSP-AM e da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), na aba Consultar Agendamento.

“Nós fazemos aqui um apelo para que se conscientizem e acompanhe no site, por meio dele você pode fazer o acompanhamento do seu atendimento pelo número do seu CPF ou pelo número do protocolo, onde irá ver as fases que estão seguindo até que o seu documento fique pronto, e ter em mãos para que você também possa fazer o uso da versão digital do documento no seu celular”, ressaltou Mahatma.

Outro meio disponibilizado pela SSP-AM é solicitar a informação para a Ouvidoria Geral do Sistema de Segurança Pública. Para isso a Secretaria deixa à disposição o número de WhatsApp (92) 99186-4344.

Fonte: G1*