TEFÉ- O MP-AM (Ministério Público do Amazonas), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Tefé (município a 521 quilômetros de Manaus) vai instaurar um inquérito civil para investigar aquisições supostamente irregulares de imóveis por parte do ex-prefeito de Tefé, Normando Bessa (Progressista). A prática a ser apurada é de improbidade administrativa.
Segundo o MP, a investigação é para apurar responsabilidades à possível obtenção de vantagens patrimoniais indevidas por parte do ex-prefeito. A instalação do inquérito foi publicada no DOE (Diário Oficial Eletrônico) do MP-AM desta terça-feira (17).
O MP informou que até o momento as diligências realizadas não foram suficientes para esclarecer os fatos devido à ausência de resposta por parte dos envolvidos.
Normando Bessa é irmão do atual deputado estadual Carlinhos Bessa (PV). Ambos aparecem na Pesquisa Perspectiva Mercado e Opinião como possíveis candidatos na disputa para as eleições de 2024 no município.
Normando foi prefeito do município durante 2017 e 2020. Ele não conseguiu se reeleger e foi derrotado por Nicson Marreira, atual prefeito e que é favorito em 2024. Em 2020, Normando teve 40,92%, e Nicson, 48,14%.
Em abril de 2022 o MP também investigou Normando Bessa por suposta irregularidade em um pregão presencial de 2019. O Pregão Presencial n° 051/2019 era para adquirir materiais para atender às necessidades das secretarias municipais. Segundo o MP, Normando não teria dado publicidade ao edital do processo de licitação. A investigação ainda não foi concluída.