Nesta segunda-feira, 29, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil divulgou que o bispo auxiliar de Manaus (AM), Dom Edmilson Tadeu Canavarros dos Santos, foi nomeado como Administrador Apostólico da Prelazia de Itacoatiara (AM). A decisão do Papa Francisco foi comunicada pela Nunciatura Apostólica no Brasil.
Em novembro do ano passado, o Pontífice havia decidido transferir Dom José Ionilton Lisboa de Oliveira da Prelazia de Itacoatiara para a de Marajó (PA). Com esta nomeação, a prelazia amazonense passa a ser administrada pelo bispo auxiliar de Manaus até que seja escolhido um prelado titular.
Trajetória de Dom Edmilson Tadeu Canavarros dos Santos
Natural de Corumbá (MS), Edmilson Tadeu Canavarros dos Santos nasceu em 3 de dezembro de 1967. Na Congregação dos Salesianos de Dom Bosco fez sua profissão religiosa em 31 de janeiro de 1988, em Indápolis (MS). Estudou Filosofia em Campo Grande (MS), e depois os estudos de Teologia foram realizados no Instituto Teológico Pio XI, em São Paulo (SP).
Foi ordenado em Campo Grande, no dia 7 de dezembro de 1996. A partir de então, atuou na formação do noviciado, em Indápolis (1997 e 1998), e posteriormente do aspirantado do Instituto São Vicente, em Campo Grande.
Foi professor no Instituto de Teologia (Itel) do regional Oeste 2 da CNBB. Também foi diretor geral do Colégio Salesiano e Faculdades Salesianas, em Lins (SP) e colaborou com a formação de presbíteros de sua congregação, no Instituto Teológico Pio XI, em São Paulo, de onde assumiu a direção ente 2005 e 2008.
Em 2015, foi nomeado pároco da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, em Campo Grande, e em 2016 ocupou a função de pároco e diretor da Obra Social Paulo VI. Em 2016, foi nomeado pelo Papa Francisco como bispo auxiliar da Arquidiocese de Manaus. Seu lema episcopal é: “Restaurar todas as coisas em Cristo” (Carta de São Paulo aos Efésios 1,10).
Dom Edmilson é o bispo referencial para a juventude, e atualmente também assume esta missão no regional Norte 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) na região do Amazonas e Roraima, além de ser o Vigário para a Região Episcopal Nossa Senhora dos Navegantes, que corresponde às Zonas Centro Sul e Leste da Capital e os municípios cujo acesso se faz pelo Porto da Ceasa.
*Fonte: CNBB