Moradores do município de Parintins, a 369 quilômetros de Manaus, temem que aconteça um deslizamento de terra no porto da cidade, semelhante ao que ocorreu em Manacapuru, na segunda-feira (7). Com a seca extrema que atinge o Amazonas, rachaduras no solo do local começaram a aparecer. As informações são do g1.
No porto de Parintins é grande o fluxo de profissionais das embarcações e de passageiros, o que aumenta mais os riscos de uma tragédia. Os proprietárias de barcos atracados no local afirmam que não tem para onde ir pela dificuldade da navegação por conta do nível baixo dos rios.
Durante a estiagem, deslizamentos de terra nas margens dos rios no estado podem ser comum devido ao fenômeno natural das “terras caídas”, que acontece devido à subida e descida frequente das água, o que enfraquece o solo.
Por meio de nota, a Defesa Civil do Amazonas informou que o monitoramento da área é de responsabilidade da Defesa Civil de Parintins.
Após ser informada sobre o problema no porto de Parintins, a Defesa Civil do Estado entrou em contato com a Defesa Civil de Parintins e foi informada que já estavam sendo tomadas as devidas providências para garantir a segurança da área, entretanto não foram divulgadas quais as medidas em questão.
Fonte: DIA A DIA NOTÍCIAS