No domingo, 22 de dezembro de 2024, Leandro Augusto Lopes, de 41 anos, teve sua prisão mantida após audiência de custódia em Manaus. Lopes é o motorista da carreta bi-trem envolvida em um grave acidente ocorrido na sexta-feira, 20 de dezembro, na rodovia AM-010, que resultou em quatro mortes e 18 feridos.
O acidente ocorreu por volta das 11h, no quilômetro 138 da AM-010, quando a carreta conduzida por Lopes colidiu frontalmente com um ônibus que seguia de Itapiranga para Manaus. Entre as vítimas fatais estavam o motorista do ônibus, Jair Nascimento dos Santos, além de Emilio Monteiro Araújo, de 69 anos, e Manoel Otávio Vaz de Almeida, de 65 anos.
Durante a audiência de custódia, o delegado responsável pelo caso, Antônio Rondom, havia inicialmente fixado a fiança em 10 salários mínimos, classificando o caso como homicídio culposo. No entanto, o juiz, considerando a gravidade do acidente e as evidências apresentadas, aumentou a fiança para 100 salários mínimos. Lopes não efetuou o pagamento e permanece detido.
Em depoimento, Lopes alegou que a colisão ocorreu durante uma forte chuva e que o ônibus teria invadido a faixa contrária, impossibilitando a evasão. Contudo, a perícia técnica revelou que a carreta estava a mais de 100 km/h no momento do impacto, indicando possível imprudência por parte do motorista.
Fonte: AM POST.