Da Redação Online Multimídia
A Prefeitura Municipal de Maués decretou, no último dia 02 de Janeiro, Estado de Emergência Financeira e Administrativa por um período de 60 dias. A medida, publicada no Diário Oficial dos Municípios do Estado do Amazonas, foi anunciada pela prefeita Macelly Veras (PDT) e justificada pela grave situação de desordem herdada pela gestão do ex-prefeito Júnior Leite.
De acordo com o Decreto nº 028/2025, a administração pública enfrenta sérias dificuldades devido à ausência de documentos e informações essenciais, precariedade de serviços públicos e sucateamento de equipamentos. Entre os problemas relatados estão o desaparecimento de bens públicos, falta de medicamentos, profissionais de saúde, e materiais indispensáveis para o funcionamento de setores como educação, saúde e limpeza pública.
A prefeita destacou que o objetivo do decreto é garantir o funcionamento dos serviços essenciais e a recuperação gradual da estrutura administrativa.
A medida também suspende temporariamente contratos e pagamentos firmados pela gestão anterior, que serão analisados para verificação de regularidade. Durante o período de emergência, a administração poderá realizar contratações emergenciais, dispensando processos licitatórios, desde que justificadas e indispensáveis.