Portal Online Multimidia

Secretaria Municipal de Meio Ambiente rastreia incêndios responsáveis pela fumaça em Manaus

Avenida Eduardo Ribeiro no Centro de Manaus: fumaça encobre paisagem ao fundo (Imagem: Reprodução)

 

Manaus – A cidade de Manaus enfrentou uma densa cobertura de fumaça na noite de quarta-feira, dia 27 de setembro, que deixou os moradores preocupados com a qualidade do ar. Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) informou nesta quinta-feira, dia 28, que a fumaça era resultado de focos de queimadas que ocorreram nos últimos cinco dias nos municípios de Iranduba, Autazes, Rio Preto da Eva e Itacoatiara.

De acordo com a Sema, embora tenha havido uma diminuição de 20% no número de focos de incêndio em comparação com o ano passado, a concentração de fumaça na região metropolitana de Manaus foi acentuada por fatores climáticos, como o El Niño.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) também divulgou informações alarmantes, destacando que, nos dias 26 e 27 deste mês, foram observados 577 focos de calor no Amazonas, com duas ocorrências na zona rural de Manaus e na região metropolitana, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

No entanto, uma reviravolta positiva ocorreu no início da tarde desta quinta-feira, dia 28, quando uma forte chuva atingiu a cidade, dissipando as partículas de fumaça que cobriam boa parte do território manauara. A qualidade do ar melhorou significativamente, atingindo 19.6, segundo o Sistema de Vigilância Ambiental (Selva), sendo considerada boa.

O monitoramento atualizado indicou que a zona Norte de Manaus apresenta uma qualidade do ar classificada como boa (13.7/14), enquanto as demais áreas permanecem com qualidade moderada. No dia anterior, a forte fumaça havia elevado os níveis de poluição do ar a patamares considerados prejudiciais à saúde respiratória da população.

 

Fonte: CM7