Portal Online Multimidia

Sete FC é o campeão do Campeonato Amazonense Série B

Vandré Cortez balançou a rede e garantiu a vitória por 1 a 0, na noite desta terça-feira; os Astronautas também conquistaram o acesso para a elite do futebol amazonense em 2025

Sete Futebol Clube levantou a taça de vencedor do Campeonato Amazonense Série B 2024 (Foto: Jeiza Russo)

É campeão! O Sete Futebol Clube levantou a taça de vencedor do Campeonato Amazonense Série B 2024. Os Astronautas venceram o CDC Manicoré por 1 a 0, na noite desta terça-feira (8), no estádio Carlos Zamith. Vandré Cortez balançou a rede e, além do título, garantiu o acesso da sua equipe para a elite do futebol amazonense em 2025.

Campanha

Estreante no futebol profissional, os Astronautas fecharam a primeira fase da Série B do Barezão na liderança do grupo B, com dez pontos somados. Na semifinal, eles empataram com o Sul América e conquistaram a classificação para a decisão, nos pênaltis. Em seis jogos na competição, o Sete conquistou quatro vitórias e dois empates, marcou 12 gols e sofreu quatro.

O jogo

Valia a taça, por isso, cada segundo com a bola no pé era primordial. Foi nessa pegada que o CDC foi para cima e chegou aos 14 minutos. Luquinha cobrou falta e carimbou o travessão. Aos 17, o Sete também esteve com a oportunidade, Tico arriscou direto, mas a defesa tirou.

Aos 22, a torcida suspirou fundo ao ver o Luan do Amaral cabecear na trave e a bola voltar para o jogo. A pressão seguiu com Pantanal, que recebeu na esquerda, protegeu, encostou para Wagner chutar cruzado para assustar o goleiro Uchoa.

Pantanal recebeu fora da grande área e buscou acertar, mas o goleiro adversário segurou. O Sete chegava, assustava, mas no minuto final tomava as decisões erradas e via sua chance escapar.

O CDC também teve suas oportunidades, chegou ao ataque em jogadas perigosas, entretanto, não conseguiu transformar em gol. As duas equipes exploraram os espaços, tiveram chances de sair na frente, mas a bola não entrou e o primeiro tempo terminou em 0 a 0.

Segundo tempo

A volta do intervalo os times voltaram aguerridos. Correndo contra o tempo, as equipes partiram para as entradas duras, o que resultou em faltas, mas sem muito perigo. O primeiro chute ao gol no segundo tempo saiu dos pés de Pantanal, que cobrou falta rasteira, obrigando o arqueiro Uchôa a cair para defender.

Aos 13, o Brasília saiu na boa dos marcadores, ficou frente a frente com Guanair, mas estourou no defensor, desperdiçando a maior chance. Em resposta, o também camisa 9, Ryan chegou a marcar, contudo, o árbitro Ivan Guimarães havia sinalizado impedimento.

Aos 22, ele novamente, Ryan livre mandou direto rasteiro, mas dessa vez, a bola saiu raspando o lado direito e saiu. Aos 32, Wesley saiu costurando e finalizou para o goleiro espalmar para fora. E a pressão do Sete seguiu, após escanteio, Vandré cabeceou na trave.

Já aos 37 minutos, o camisa 20 não perdoou. Na linha de fundo, Japa fez o giro para Vandré Cortez, e de voleio, o Sete abriu o placar para a explosão dos torcedores. No fim do jogo, o CDC tentou reagir, mas não conseguiu o empate e o Sete acabou com o título da Série B e o acesso à Série A.

Fonte: Acrítica*