Portal Online Multimidia

Ufam mantém cursos com avaliação acima da média, aponta levantamento do Inep

Os cursos avaliados na UFAM foram Direito, Serviço Social, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Administração e Jornalismo. As notas obtidas foram de 3 a 5 pontos (sendo a última a pontuação máxima)

Fachada da Universidade Federal do Amazonas (Foto: Michael Douglas)

A Universidade Federal do Amazonas (UFAM) registrou notas satisfatórias entre as 1.998 unidades de ensino avaliadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Os resultados do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) foi divulgado nesta terça-feira (2).

Os cursos avaliados na UFAM foram Direito, Serviço Social, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Administração e Jornalismo. As notas obtidas foram de 3 a 5 pontos (sendo a última a pontuação máxima). A avaliação do INEP é baseada no desempenho dos alunos no Enade, um exame que é feito no início e no fim de cada graduação. Fatores como a estrutura da universidade e currículo do quadro de professores também são levados em conta.

Os dados são referentes ao período de 2022, quando 26 cursos de bacharelado e tecnológicos foram avaliados em 1.998 instituições de educação superior públicas e privadas. Segundo o INEP, 27,7% delas conseguiram obter o melhor desempenho, com notas entre 4 e 5. A maioria das instituições, 60.3%, teve nota 3 e apenas 11,7% ficaram na faixa entre 1 e 2, notas consideradas insuficientes.

No balanço entre 2022 e 2018, as universidades públicas federais tiveram crescimento no grupo com notas entre 4 e 5 de 17%. O destaque foi para as instituições que oferecem cursos de mestrado ou doutorado já que nenhuma delas teve nota insatisfatória.

Fonte: ACRITICA*