Portal Online Multimidia

VÍDEO: Delegado é preso após denunciar juiz por corrupção no AM

Manaus (AM) – Menos de trinta dias após assumir a liderança da 65ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Carauari, no interior do Amazonas, o delegado Régis Celeghini foi detido nessa quarta-feira (7) após acusar o juiz da comarca da cidade, Jânio Tutomo Takeda, de envolvimento em crimes de corrupção.

A prisão foi ordenada pelo próprio magistrado durante uma inspeção na referida delegacia, sendo todo o episódio registrado em vídeo pelo delegado.

Uma equipe do poder judiciário compareceu à delegacia para avaliar as condições das celas e dos detentos. O delegado abordou o juiz durante a coordenação da ação, informando-lhe que havia apresentado uma denúncia contra ele no Ministério Público do Amazonas (MPAM).

No registro, o titular da 65ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Carauari refere-se ao juiz como “um dos principais agentes corruptos da cidade”. Diante da acusação, Jânio Takeda ordenou a prisão do delegado.

A denúncia apresentada pelo delegado e formalizada no Ministério Público do Amazonas (MPAM) tem como origem uma inspeção realizada por ele ao assumir o comando da delegacia em janeiro deste ano.

Conforme relatado por Régis, diversas irregularidades foram identificadas na unidade policial, incluindo o caso de um detento já condenado pela justiça, que permanecia recluso há seis anos e utilizava um celular livremente em sua cela. O delegado acrescenta que o aparelho era empregado pelo detento para se comunicar diretamente com o juiz Takeda.

Segundo a denúncia apresentada pelo delegado, as ações do juiz da comarca de Carauari, como descritas, configuram crimes que incluem corrupção passiva, bem como o delito de facilitação de introdução de telefone em estabelecimento prisional, de acordo com Takeda.

 

 

*Com informações do Portal Tucumã